sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Por ignorância ou talvez por falta de curiosidade em relação a este pequeno ser, os únicos fatos que eu sabia sobre as abelhas é que elas produzem mel e que várias abelhas picando uma pessoa ou animal pode levar à morte.
Mais agora descubro curiosidades muito interessantes sobre as abelhas que me deixaram admirada. Confira abaixo:
1- Só nos Estados Unidos, as abelhas polinizam cultivos no valor de 19 bilhões de dólares ao ano. Sem elas, muito provavelmente não existiria a agricultura e toda a cadeia trófica iria por água abaixo.
Por exemplo, para polinizar um hectare de macieiras são necessárias 80.000 abelhas; e um um hectare de macieiras produz 500.000 maçãs (700 maçãs por macieira).

2- O mel é a única secreção comestível, além do leite, que, se guardado corretamente, não estraga com o tempo.
Em jazidas arqueológicas de tumbas faraônicas, por exemplo, encontraram mel de 3 mil anos de antiguidade com o qual poderíamos untar tranquilamente as torradas do café da manhã. Isto ocorre porque o mel é higroscópico: pode absorver e reter a umidade de forma que o mofo e as bactérias que o tocam, perdem rapidamente sua própria umidade e morrem.

3- A dança das abelhas, descoberta em 1945 por Karl von Frisch -que obteve com isso o único prêmio Nobel da história outorgado ao estudo do comportamento animal- é a forma de comunicação não-humana mais sofisticada do mundo. Mais sofisticada ainda que a de um chimpanzé.
O que resulta surpreendente levando em conta o tamanho de seu cérebro.

4- Quando uma colmeia está com um problema de superpopulação, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 locais para a abelha rainha escolher.
Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas, cuja duração depende da qualidade do lugar.
Via: Biglistasdanet parte2

0 comentários :

Postar um comentário